Planejamento estratégico é fundamental para o crescimento de uma empresa

Administrar o dia a dia de uma empresa com um olhar no futuro facilita uma reação rápida em caso de imprevistos

 05/02/2020 - Publicado há 4 anos

O planejamento estratégico de uma empresa, fundamental para que ela possa crescer, é o assunto de hoje do professor Luciano Nakabashi no Reflexão Econômica. Ainda segundo Nakabashi, é mais fácil grandes empresas terem planejamentos estratégicos mais consolidados, mas eles também são importantes para médias e pequenas empresas. “Sempre que possível, o dono da pequena empresa deve traçar objetivos e um plano para atingi-los.”

O professor diz que é importante o pequeno empresário pensar no dia a dia, nas vendas, custos, fluxo de caixa e administração de pessoal, mas é importante também olhar para a frente, pensar no futuro. “Só assim é possível chegar num processo de crescimento com mais segurança. Têm empresas que, em determinado momento, podem estar mais focadas no presente, mas para o crescimento é importante se preocupar com o futuro.”

Nakabashi lembra que existem várias maneiras de se fazer planejamento estratégico e diz que o planejamento com cenários é um importante instrumento para tentar reduzir a incerteza com o futuro. “Analisar o cenário atual, traçar metas e visualizar onde a empresa está inserida, em que mercado, quais são os concorrentes e vantagens que a empresa tem e, com isso, traçar objetivos é fundamental para estabelecer onde a empresa quer estar daqui a 15 anos.”  Para o professor, fazer cenários de futuros possíveis não é previsão, “é pegar variáveis relevantes de incertezas e pensar em cenários alternativos”.

A grande importância do planejamento com cenários é que o responsável por esse processo pensa em futuros possíveis e na reação para cada um deles até alcançar os objetivos traçados. “Estabelecendo planos de ação é mais fácil a empresa reagir com mais rapidez em caso de imprevistos e isso também vale para pessoas físicas”, alerta.

Por último, o professor Nakabashi ressalta que é importante a revisão anual do planejamento com cenários, uma vez que tudo muda.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.