Pousos em aeroportos serão mais eficientes com novo modelo matemático

Em entrevista aos “Novos Cientistas”, a matemática Lorrany Cristina da Silva descreveu explicou como o novo modelo poderá otimizar o fluxo de pousos na aviação civil

 30/05/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

A matemática Lorrany Cristina da Silva desenvolve, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, através  do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), em São Carlos, um modelo matemático que contribui para otimizar o fluxo de pousos e decolagens da aviação civil brasileira. Em entrevista aos Novos Cientistas, Lorrany descreveu as inovações de seu modelo, que revisa os principais modelos encontrados na literatura que lidam com a otimização de pouso e propõe um novo algoritmo para corrigir falhas e limitações nos modelos estudados. A pesquisa vem sendo realizada com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sob a orientação do professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, o estudo de Lorrany trata do planejamento eficiente de pistas e busca minimizar o problema de adiantamento e atraso em pouso de aeronaves de pistas únicas e múltiplas. “Este trabalho investiga o Problema de Pouso de Aeronaves (ALP, do inglês Aircraft Landing Problem). O objetivo do ALP é otimizar os tempos de pousos das aeronaves que chegam à pista do aeroporto”, explicou Lorrany.


O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré, das 7h30 às 9h30, na Rádio USP FM (93,7 MHz).


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.