Pesquisas clínicas buscam nível ideal de pressão arterial para evitar AVC

Alvo são pessoas que já tiveram um AVC isquêmico ou hemorrágico, que podem se envolver com os estudos como voluntários dos testes

 26/04/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Segunda maior causa de morte no País, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) tem controle e prevenção. A chave, asseguram os especialistas, é o controle da hipertensão arterial, comprovadamente eficaz no controle de eventos cardiovasculares nas pessoas que já sofreram um episódio de AVC isquêmico ou hemorrágico.

O problema, ainda a ser respondido, é qual o limite ideal dos níveis de pressão arterial para manter essas pessoas fora desse risco. A avaliação é do professor Octávio Pontes Neto, que, nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, chama os portadores da doença (aqueles que já sofreram pelo menos um episódio de AVC) a participarem de dois grandes estudos em andamento no Brasil: o Optimal Stroke, que acontece sob a coordenação do Hospital Albert Einstein, com apoio do Ministério da Saúde, e o Trident, coordenado pelo George Institute da Austrália. 

Na USP, os estudos conduzidos pela Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) estão convocando as pessoas que já tiveram um AVC (isquêmico ou hemorrágico). Para se envolver em um dos estudos, diz o professor Pontes Neto, basta mandar uma mensagem para 16 3963-6486 (pessoas com AVC isquêmico) ou 16 3605-3777 (pessoas com AVC hemorrágico).


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.