Pesquisadores brasileiros reivindicam melhora no trabalho controlado por plataformas digitais

Um dos aspectos para os quais a professora Roseli Figaro chama a atenção é o do trabalhador, no contexto dessas plataformas, não ser autônomo, apesar das aparências em contrário

16/02/2023 - Publicado há 1 ano
O trabalhador, no contexto das plataformas digitais, não é autônomo, por mais que pareça – Foto: Gerd Altmann – Pixabay

Um fórum com mais de 300 pesquisadores de todo o Brasil reivindica, por meio do Manifesto sobre a Regulação do Trabalho Controlado por “Plataformas Digitais”: pela garantia de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil, uma série de questões a respeito do controle do trabalho feito pelas plataformas digitais.

“O manifesto deixa muito claro o contexto em que essas empresas surgem e como elas atuam nos diferentes países, sobretudo nos países mais pobres, onde encontram uma situação de grande desemprego, de informalidade. Elas aparecem como essa tábua de salvação, mas, na verdade, o que elas estão fazendo é se reaproveitando de uma situação muito triste que existe nesses países, para aprofundar ainda mais a exploração desse trabalhador sem nenhum direito”, diz a professora Roseli Figaro, do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da Escola de Comunicações e Artes da USP, um dos signatários do manifesto.

Trabalhador

A professora coloca que o trabalhador, no contexto das plataformas digitais, não é autônomo, por mais que pareça: “O trabalhador autônomo não está submetido, não é controlado em seus procedimentos de trabalho, na sua rotina, nas ordens, na determinação do preço, por nenhuma outra empresa. Então, ele tem autonomia, o que não é o caso desses que hoje têm o seu trabalho controlado por plataformas digitais. Eles são submetidos às ordens dessas empresas e, portanto, são empregados dessas empresas”.

Roseli Aparecida Figaro Paulino – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

É preciso ficar atento à forma de operação dessas empresas, como explica Roseli: “Elas se sustentam num discurso de que elas não são empresas de serviços, que elas são tecnologias e apenas fazem a mediação entre o trabalhador e o seu cliente. Mas isso não é verdade, seria o mesmo que dizer que a Ford, do século 20, não seria uma empresa de automóvel, mas uma empresa de tecnologia. Então, nós temos que entender essas empresas”. Além desse discurso, a questão dos dados também é um ponto importante de ser analisado, já que os trabalhadores “auxiliam” os algoritmos da plataforma: “Os dados dos trabalhadores e os dados dos clientes, não só o dado da entrega em si, mas eles usam os dados da cidade. O trabalhador é como se fosse uma antena, transmitindo e captando para essas empresas que garantem a atualização do algoritmo e que garantem a realização do negócio e a lucratividade delas, porque elas também tiram, além da entrega, um outro produto, que é o dado”.

Proteção

A questão da proteção de dados é um dos pontos levantados pelo manifesto e é fundamental na vida dos trabalhadores controlados pelas plataformas digitais. Os outros são: proteção para todos os trabalhadores; reconhecimento de vínculo de emprego; regulação pública; garantia de direitos como salário, oito horas diárias de trabalho, férias e 13º salário, proteção social e tributação das operações das empresas no Brasil; e incentivo ao desenvolvimento de plataformas públicas e cooperativas.

Quanto ao incentivo ao desenvolvimento de alternativas para essas plataformas, a professora comenta a importância desse tópico: “Como é que um país hoje garante a sua soberania? Investindo em desenvolvimento tecnológico próprio, ou seja, quando você dá incentivo àqueles que estão trabalhando com tecnologia no seu país, você está oportunizando a verdadeira inovação. É daí que vão surgir novas experiências, novas oportunidades dirigidas pelos próprios trabalhadores, que podem fomentar o desenvolvimento tecnológico nessa área”.

Expectativa

“Estima-se mais de 2 milhões de trabalhadores nessas condições, se abarcarmos toda a diversidade de categorias de tipos de serviços prestados”, pontua Roseli. Ela ainda acrescenta: “O Brasil tem uma pesquisa muito relevante sobre essa temática, a bibliografia que o Brasil já produziu sobre a própria experiência com essas empresas é muito relevante, é muito importante até internacionalmente”. Com uma parcela grande da população empregada pelas plataformas digitais, a necessidade de políticas reguladoras da precarização dos trabalhadores é essencial.

O manifesto, segundo a professora, será entregue para o ministro do Trabalho e do Emprego, para a Secretaria Nacional de Economia Solidária e também para os sindicatos. “Nós estamos, vamos dizer assim, muito felizes com a oportunidade que o presidente Lula e sua equipe acenam com essa vontade de fazer a regulação e conclamam trabalhadores, sindicatos e empresas a participarem desse grande diálogo. Eu espero que o manifesto possa contribuir para com as reflexões e uma regulação efetiva para o trabalho desses tantos trabalhadores”, diz Roseli.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.