Pesquisa sobre miopia revela mecanismos que podem controlar o glaucoma

Ao investigar estratégias para conter a evolução da miopia, pesquisadores abriram caminhos para que novos estudos sejam feitos sobre outra doença ocular, o glaucoma

 02/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 03/11/2022 as 10:13

Logo da Rádio USP

Na medicina, uma pesquisa que nasceu com um objetivo específico pode gerar resultados que abrem caminhos para o tratamento e solução de outras doenças. Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha traz os resultados de um estudo que, ao buscar um tratamento para a miopia, descobriu um mecanismo da doença ocular chamada glaucoma.

O professor conta que a miopia é um problema frequente entre as pessoas e que pode ser tratada com lentes corretivas, na forma de óculos e lentes de contato e, quando já está consolidada, sem apresentar variação, o tratamento pode ser cirúrgico. Atualmente, as pesquisas nessa área procuram formas de conter a miopia e evitar que ela avance.

Um estudo publicado este ano, que procurava conter a evolução da miopia, ao investigar uma estratégia chamada de ‘indução de ligações cruzadas’ ou ‘crosslinking’ em modelos animais, que se revelou promissora na contenção da miopia, revelou um aspecto curioso. “Os olhos desses animais tratados passaram a ter característica de glaucoma”, conta o professor.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.