Pesquisa revela: meninas usam mais drogas que rapazes

João Paulo Lotufo traz dados da “Jornada de Prevenção às Drogas” e, a partir daí, sugere medidas que podem ajudar os pais a manter os filhos longe delas

Nesta semana, o médico pediatra João Paulo Lotufo traz dados da Jornada de Prevenção às Drogas, durante a qual foram apresentados os números recentes da PenSE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar -, publicada em 2018. São dados do nono ano do ensino fundamental, que aponta que a adolescência é um fator de risco para o uso de drogas. Só para se ter uma ideia, o consumo é um pouco maior  entre meninas que meninos. Um dado curioso é o fato de morar com ambos os pais ser um fator de diminuição do risco do uso de drogas. O colunista explica o que família pode fazer para manter o adolescente longe das drogas. Uma dica simples é fazer as refeições com os filhos, o que diminui em 25% o risco do uso de drogas. Acompanhar os deveres de casa dos filhos também é uma boa medida.

Os dados da Jornada de Prevenção às Drogas estão disponíveis no site da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o médico assistente do Hospital Universitário da USP João Paulo Lotufo, vai ao ar toda terça-feira às 09h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.