Pesquisa revela capacidade de focalização de objetos e movimentação ocular em insetos similar à dos humanos

Apesar de possuir estrutura de olhos bem distinta da dos humanos, os insetos possuem características semelhantes, como o componente óptico e neurossensorial

 14/12/2022 - Publicado há 2 meses
Por

Os insetos possuem uma estrutura ocular complexa bem diferente dos humanos e de outros vertebrados, composta de diversas lentes. Apesar de bem diferentes, algumas características são similares às dos olhos humanos, como o componente óptico e o neurossensorial. Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre a descoberta da capacidade de focalização dos insetos.

O estudo, conta Rocha, foi publicado este mês e mostra que músculos descritos como delicados na literatura, que fazem parte da estrutura ocular dos insetos e foram preservados ao longo do tempo, conseguem auxiliar na movimentação dos olhos e orientam a retina desses animais. “Dessa maneira, eles conseguem focalizar através dos músculos internos que permitem a busca do foco do objeto e a movimentação ocular”, acrescenta o professor.

Por fim, o professor avalia que a nova descoberta pode abrir possibilidade para ser replicada em equipamentos tecnológicos, ajudando a encontrar soluções sofisticadas em estruturas ópticas.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.