Pesquisa avalia se o cacau traz benefícios à recuperação muscular de atletas

Resultados não mostraram benefícios nos marcadores pesquisados, mas indicam mais vantagens do cacau puro contra o estresse oxidativo

14/05/2021 - Publicado há 3 anos

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre um estudo, publicado em 2019 pela revista Nutrition, que avaliou os possíveis efeitos dos flavonoides do cacau sobre o estresse oxidativo e recuperação muscular em jogadores de rugby. A pesquisa foi realizada por pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP em parceria com a Universidade Central de Washington.

Segundo Santiago, suplementos alimentares com cacau são utilizados para prevenção do estresse oxidativo (radicais livres em excesso no organismo) em atletas de alto rendimento; porém, sem ter claros ainda os reais benefícios dessa substância. Por isso, os pesquisadores decidiram observar quais eram os efeitos do cacau em dois marcadores: o estresse oxidativo e a recuperação muscular após atividade física em 13 jogadores universitários de rugby durante sete dias. Os atletas foram divididos em dois grupos, o que consumiu leite com chocolate e o que consumiu leite com chocolate acrescido de flavonoides.

Após os sete dias, os pesquisadores não encontraram nenhum benefício, de nenhum dos dois suplementos, sobre a recuperação muscular ou a redução do estresse oxidativo nos atletas. O estudo apenas notou discreta ação do suplemento com adição dos flavonoides do cacau, sugerindo, segundo o professor Santiago, que o cacau puro tem, sim, propriedades que podem reduzir os efeitos do estresse oxidativo. “Se o cacau puro tivesse sido usado ou se a pesquisa tivesse durado mais tempo, talvez seria possível confirmar a hipótese dos benefícios dos flavonoides”, acredita Santiago.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.