“Perturbações” podem ser decisivas em jogos de futebol

Bruno Bedo explica – citando estudo – tais “perturbações” como sendo eventos que rompem a estabilidade do jogo e podem gerar oportunidades decisivas de gol

 Publicado: 29/11/2024 às 7:17
Por

Logo da Rádio USP

Ao pensar em um jogo de futebol, é comum imaginar lances como passes, dribles e finalizações. No entanto, pesquisas recentes sugerem que esses momentos podem ser interpretados como “perturbações”, ou seja, eventos que rompem a estabilidade do jogo e geram oportunidades decisivas, como finalizações ao gol. Um estudo que analisou partidas da Uefa Women’s Champions League 2021–2022 identificou padrões intrigantes sobre a ocorrência e o desenvolvimento dessas perturbações, trazendo novas perspectivas para a análise tática no futebol feminino.

O que são perturbações no futebol e como elas influenciam o jogo? Perturbações são eventos que rompem a estabilidade do jogo, criando instabilidade no sistema. Por exemplo, um passe entre linhas defensivas pode gerar um ataque perigoso; elas mudam o ritmo e a organização do jogo, forçando a defesa a se reorganizar rapidamente; passes e sequências de passes foram os principais responsáveis por gerar essas perturbações em partidas de futebol feminino analisadas.

Como essas descobertas podem ser aplicadas na prática do futebol? Equipes podem usar essas análises para criar treinos que simulem perturbações e treinem respostas defensivas e ofensivas; a análise revelou zonas do campo mais propensas a gerar perturbações, permitindo um planejamento mais estratégico; identificar e trabalhar combinações de ações (como sequências de passes) pode aumentar as chances de criar oportunidades de gol.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Bruno Bedo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.