Personalizar a primeira página on-line pode empobrecer o jornalismo

“A home dos jornais, personalizada, pode tornar a relação do leitor com o veículo de comunicação menos rica e gratificante”, observa Lins da Silva

 18/04/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

O professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta as novas personalizações da home do jornal The New York Times. Segundo ele, por um lado parece muito bom, não se perde tempo lendo matérias que não interessam, em principio; por outro lado, uma das coisas mais bonitas do jornalismo é você ir olhando as páginas ou telas do jornal ou da revista e ir descobrindo as coisas a respeito das quais você sabia pouco ou nada, mas, de repente, são curiosas. “No meu ponto de vista parece bom, mas eu não sei se é tão bom o que o New York Times quer fazer”, ressalta.

Outro ponto que Lins da Silva destaca são os possíveis erros que a Inteligência Artificial poderá cometer ao colocar em sua página assuntos pelos quais  você não se interessa e que, por não ter vontade de ler, acaba se aborrecendo. “Eu acho tudo isso preocupante, mas pode ser que para um jovem seja maravilhoso. Não deixo de reconhecer eventuais méritos, mas me preocupo o quanto isso pode tornar menos rica e gratificante a relação do leitor com o veículo.”


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.