Percepção da luz é responsável pela formação de imagens e pela regulação do ciclo circadiano

Células fotorreceptoras permitem o reconhecimento de cores, detalhes, movimentos e formas

 27/07/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

As células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens. Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha explica o que é e para que serve a melanopsina, importante fotorreceptor responsável pela formação de imagens e pela regulação do ciclo circadiano, mecanismo pelo qual nosso organismo regula suas funções entre o dia e a noite. 

A melanopsina, descrita pela primeira vez há cerca de 20 anos, ainda esbarra em dificuldades metodológicas para um estudo adequado, explica Rocha, entretanto, “o fotorreceptor em si permitiu identificar que o reconhecimento da luz não está necessariamente relacionado à formação de imagens, podendo também se associar ao controle de hormônios que regulam o ciclo circadiano”.

A percepção da luz

De acordo com o professor, a oftalmologia conhece duas células que têm como características a fotorrecepção, são elas a rodopsina, que é responsável pela percepção de cores e detalhes, e os bastonetes, responsáveis pela visão periférica e a percepção de movimento e formas, mesmo no escuro. Esse processo, segundo Rocha, é bioquímico. A luz atravessa as camadas transparentes do olho, chegando à retina, o que sensibiliza as moléculas fotorreceptoras e modifica sua estrutura elétrica, ativando uma corrente que leva a imagem projetada, em forma de sinal neural, ao córtex visual.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.