Parceria estuda meios de ampliar preservação da biodiversidade em áreas de mineração

Alcoa e USP fecham parceria para revisar o Plano de Ações para Biodiversidade de Juruti, no oeste do Pará, para assim alcançar a meta de Perda Líquida Zero e mitigar desmatamento em áreas de mineração

 05/09/2022 - Publicado há 2 anos
A parceria visa a estudar formas de mitigar a perda de biodiversidade e diminuir os impactos da intervenção tanto nas minas quanto ao redor dela – Foto: Cedida pelo pesquisador Leandro Nascimento Lemos
Logo da Rádio USP

A busca pela sustentabilidade e preservação da biodiversidade não é de responsabilidade apenas da legislação, mas sim de uma força-tarefa que inclui as iniciativas privadas. A crise climática atinge níveis assustadores e, cada vez mais, os governos estão sendo pressionados para conhecer melhor quais são os seus impactos e o que fazer para evitar essa situação. Nesse contexto, a USP fechou uma parceria de cinco anos com a Alcoa para a revisão do Plano de Ações para Diversidade de Juruti, onde se localiza uma mina de bauxita, no oeste do Pará.

Luis Enrique Sanchez – Foto: Maria Leonor Calasans/IEA

A parceria visa a estudar formas de mitigar a perda de biodiversidade e diminuir os impactos da intervenção tanto nas minas quanto ao redor delas. Alcançar a meta de Perda Líquida Zero – para cada área desmatada, deverá ser replantado o mesmo tanto – , porém, não é fácil. “Para que uma nova mina seja aberta, ou para minas que já operam possam continuar funcionando, é muito comum que seja necessário suprimir vegetação nativa ou algum outro tipo de intervenção que cause impactos sobre a biodiversidade”, explica o professor Luis Enrique Sanchez, titular do Departamento de Engenharia de Minas da Escola Politécnica da USP.

Como não é possível escolher o local onde surgem as reservas de minerais, pensar na prevenção e restauração ecológica é essencial, visto que as perdas são inevitáveis. “Então, tem que haver um planejamento robusto, um compromisso de várias partes, liderado pela empresa, evidentemente, mas envolvendo a participação dos órgãos governamentais e o envolvimento também das comunidades locais”, ressalta Sanchez. 

As empresas de mineração, por sua vez, já são obrigadas, por lei, a recuperar partes da área degradada e atualmente agem para que o balanço final seja equilibrado ou pelo menos positivo.

Impactos dentro e fora da Universidade

Esse convênio entre a USP e a Alcoa é um desdobramento de uma pesquisa apoiada pela Fapesp sobre impactos da mineração na biodiversidade. O objetivo é produzir conhecimento que possa ser aplicado em outras empresas, mas os impactos podem ser sentidos também dentro da Universidade. Para isso, há a inclusão de alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica do Departamento de Minas da Escola Politécnica da USP. 

Testes, artigos e textos acadêmicos, assim como a produção de um texto de divulgação com linguagem acessível que apresente os resultados, métodos de trabalho e quais são os impactos que a pesquisa pode ter fora da universidade, são os modos de ampliar o alcance da pesquisa. A recuperação de áreas desmatadas na mineração é um problema de urgência: “É preciso outras ações em cooperação com outros agentes, públicos e privados, para que se possa preencher esse lapso nessa demora entre os resultados da recuperação”, finaliza o professor. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.