Para exigir ética, é preciso ser ético

Renato Janine diz que o brasileiro fala muito em ética, mas, ao mesmo tempo, nem sempre entende o que é a verdadeira ética

 04/03/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Para o professor Renato Janine Ribeiro, o Brasil vive uma crise ética, opinião baseada no fato de que, para os brasileiros, a ética é algo, aparentemente, muito importante. “Os brasileiros adoram falar em ética, os brasileiros acham a ética uma coisa muito importante. É como se, na falta de todo o resto, valesse a ética. É como se a ética fosse mais importante do que a competência, mais importante do que a capacitação, do que outras coisas”. Tanto que, no Brasil, toda falha do governo é atribuída a uma suposta corrupção, jamais a um equívoco.

As pessoas gostam de se dizer éticas, observa Janine, mas isso vem junto com uma dificuldade de entender o que é a verdadeira ética, que não é, simplesmente, obedecer a uma lista de coisas do que é certo ou errado. A verdadeira ética é, por exemplo, não tripudiar sobre os outros. “Esse é um ponto que, numa sociedade desigual como a do Brasil, é absolutamente fundamental. O respeito ao outro. A capacidade também de verificar se você está mesmo fazendo as coisas certas, se não está fazendo coisas erradas”, diz o colunista. Ética, antes de mais nada, implica em reciprocidade. Se você exige ética dos outros, também deve mostrar-se ético.

Para Janine Ribeiro, a forma de melhorar essa situação passa por uma grande discussão, pois “ética não é uma coisa banal”. Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.