Pandemia atingiu em cheio o setor de energia

Glauco Arbix diz que os efeitos dessa crise serão sentidos nos próximos anos, mas acredita que as energias renováveis possam ser uma alternativa a essa situação

 23/11/2020 - Publicado há 10 meses
Por

A pandemia de covid-19 atingiu em cheio o setor de energia e gerou uma situação inédita, cujos efeitos devem se fazer sentir nos próximos anos, diz o professor Glauco Arbix em sua coluna desta semana. Só em 2020, por conta da retração da economia provocada pela crise sanitária, as estimativas indicam queda de pelo menos 5% na demanda de energia, que vai gerar algo em torno de menos 7% na emissão de CO2, o que, por sua vez, é um dado positivo.

“Mas o importante é que há uma queda já constatada no investimento de quase 20%, o que é uma tragédia anunciada”, diz o colunista. Esse impacto deverá ser mais sentido entre os mais vulneráveis. A boa notícia, ainda segundo ele, é que as energias renováveis crescem rapidamente, tentando ocupar esse espaço, sobretudo a energia solar.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.