Pagamentos digitais entram na crise política brasileira

O Banco Central está acelerando as providências para implementar um novo sistema de pagamento eletrônico, o Pix, diz Gilson Schwartz

Neste momento em que o “novo normal” torna cada vez mais digitais todos os processos vitais, econômicos e sociais, o Banco Central acelera o projeto de implementação de meios de pagamentos digitais. Há também uma suspeita relativa à implementação do sistema brasileiro por uma empresa vinculada ao “caso Fabrício Queiroz”. Assim como nos conflitos entre empresas de radiodifusão e telecomunicações, a definição de novos modelos de monetização digital opõe governo e redes sociais. O conflito está deflagrado também em torno do controle das fake news.

O professor Gilson Schwartz lembra que “circulação de informação, dinheiro e poder são dimensões inseparáveis da internet em que organizamos nossa vida”.

Saiba mais no http://sites.usp.br/Iconomia


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.