Padre Lancellotti é premiado por ações que desempenha na defesa dos marginalizados

Guilherme Wisnik comenta sobre o Prêmio Urbanidade, concedido ao padre Júlio Lancellotti pela APCA em reconhecimento ao trabalho social e urbano que desenvolve

04/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/02/2021 as 12:52

Logo da Rádio USP

O professor Guilherme Wisnik faz do padre Julio Lancellotti o tema de sua primeira coluna do ano, ao lembrar que este foi agraciado com o Prêmio Urbanidade, concedido pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) aos melhores de 2020 na categoria Arquitetura, a que o colunista atribui à importante ação que desempenha há muitos anos na proteção dos moradores de rua, das crianças e dos doentes, “considerando a importância de tudo isso como fenômeno de urbanismo, ou de urbanidade, isto é, como visão de cidade, a proteção dos vulneráveis que estão nas ruas. Num momento em que os projetos de grande escala vão perdendo a relevância que já tiveram, vão sendo menos encomendados também, muitas vezes uma certa acupuntura urbana, de ações efetivas, de pessoas que colocam a mão na massa, que voluntariamente realizam ações que se tornam muito relevantes e importantes e que, portanto, aparecem como exemplos a serem seguidos, acabam sendo muito eficazes na dimensão de uma reflexão sobre o que é a cidade”, diz Wisnik.

Ele comenta também sobre uma ação protagonizada dias atrás pelo padre Lancellotti, que ganhou destaque na imprensa ao aparecer destruindo um obstáculo colocado pela Prefeitura da cidade sob um viaduto do Tatuapé, na zona leste, com o intuito de evitar  a presença de moradores de rua no local, numa atitude que o colunista considera eugenista por parte da autoridade municipal. “A Prefeitura de Bruno Covas deixa um precedente muito sinistro ao fazer obras assim, e a ação do padre neste caso orienta-nos numa direção da cidade para todos, de uma cidade mais igualitária, que é o que todos nós desejamos”, acrescenta Wisnik.

Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.