Os fatores ambientais por trás do aparecimento de pandemias como a da covid-19

Paulo Saldiva fala sobre as conclusões a que chegaram pesquisadores de todo o mundo para explicar a relação entre o surgimento de pandemias e os fatores climáticos

 03/10/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Adensamento populacional, urbanização acentuada, o surgimento de novos agentes patogênicos – inclusive com a evolução dos antigos – são alguns dos fatores que podem explicar o aparecimento de pandemias, segundo o professor Paulo Saldiva. No entanto, também existem fatores globais a considerar – como o aquecimento global e as mudanças climáticas – por trás do maior risco do surgimento de doenças infecciosas. No caso específico da covid-19, pesquisadores de todo o mundo, após estudos em 540 cidades espalhadas pelo planeta, chegaram à conclusão de que o clima urbano facilita a transmissão do coronavírus, “não somente devido às características de mobilidade, políticas e moradias que cada cidade tem, mas, independentemente das características de cada cidade, país ou das políticas adotadas localmente, houve uma contribuição significativa do clima”.

Variações abruptas de temperatura e baixa umidade absoluta são, segundo o colunista, importantes fatores a contribuir para o aumento da covid-19 numa determinada região. “Quando ocorrem esses períodos, seja de baixa temperatura e baixa umidade, o risco de transmissão da covid aumenta 33% e isso significa que nós temos que cuidar também do clima urbano, de recompor a cobertura vegetal, devolver a umidade a esses desertos de concreto que nós construímos e nos prepararmos para as mudanças climáticas.” Nesse aspecto, ainda de acordo com Saldiva, as cidades talvez tenham mais a oferecer no enfrentamento do problema do que os governos nacionais.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.