Os Estados Unidos são o berço do punk rock

O programa desta semana continua com a história do rock estilo punk e seus precursores

 22/08/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

Na edição desta semana do História do Rock, Mario De Vivo continua a falar sobre punk rock, desta vez apresentando as primeiras manifestações do estilo musical e a atitude que o punk rock trazia. A banda norte-americana MC5 inspirou diversos roqueiros punk, segundo o professor o estilo do grupo era “cru e agressivo”, e isso é notado na música Kick out the Jams.

Inspirado pelo grupo MC5 o vocalista da banda The Stooges, Iggy Pop, manteve o estilo de gerar desconforto na plateia com as músicas I Wanna be your Dog e TV Eye. De Vivo explica que as bandas se tornaram referências na história do punk rock.

Ainda na década de 60 a banda Velvet Underground apresentava letras um pouco depressivas, como em Venus in Furs e Pale Blue Eyes. Segundo De Vivo, o grupo musical escapa um pouco do estilo agressivo de outras bandas, mas acaba se tornando também um nome importante do estilo.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.