Os desafios para o mundo globalizado em 2020

Em sua primeira coluna do ano, Pedro Dallari fala como o coronavírus e o aquecimento global estarão na ordem do dia em 2020

Em sua primeira coluna do ano, o professor Pedro Dallari fala sobre os principais desafios para a sociedade globalizada em 2020. Para ele, um dos maiores problemas será o enfrentamento e o controle do coronavírus, a epidemia que ganhou escala internacional e já infectou mais de 40 mil pessoas na China e 300 casos ao redor do mundo. “Há problemas conjunturais e estruturais. E, na era da globalização, o bem-estar das pessoas depende cada vez mais de políticas públicas de alcance global. Não há mais espaço para ‘bolhas’ de felicidade”, afirma o colunista.

“Já no ponto de vista estrutural, o mais impactante é o aquecimento global, e os dados são muito preocupantes”, garante ele. “Há claramente a necessidade de adoção de medidas que evitem consequências mais sérias. E o grande desafio para 2020 é a retomada do multilateralismo, já que a solução dos problemas não será alcançada de forma unilateral”, afirma Dallari.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar toda quarta-feiraa às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.