ONU completa aniversário em meio à crise

O maior problema da Organização das Nações Unidas hoje, segundo Alberto do Amaral, é o fato de muitos países condenarem o multilateralismo, um paradoxo num mundo global

 30/06/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Criada em 1945, a Organização das Nações Unidas completou 75 anos no dia 26, em meio à crise. Constituída como um documento de paz no mundo, corrigindo falhas de governança na vida mundial, tornou-se uma espécie de “Constituição” exemplar. O Conselho de Segurança é o maior órgão, além das diversas comissões, como a de Direitos Humanos, uma das mais importantes, além dos pactos e convenções que foram selados para proteção a pessoas deficientes, descriminação da mulher, imigração, discriminação racial, proibição a tortura, entre outros.

De acordo com o professor Alberto do Amaral Jr., a ONU hoje vive uma crise, já que muitos países condenam o multilateralismo para a solução de conflitos, um paradoxo em uma era global. Acompanhe.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.