Olhos promovem equilíbrio interno de todo o organismo

Processo acontece por meio de fenômeno biológico chamado homeostase

 01/09/2021 - Publicado há 2 meses

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre o papel dos olhos no processo de homeostase, referindo-se ao “equilíbrio físico-químico que permite a estabilidade biológica de um determinado organismo”.

Neste fenômeno biológico, os olhos controlam a entrada de luz, com o fechamento das pálpebras e das pupilas. Além disso, reconhecem condições externas do ambiente, de forma que “o organismo se ajuste” e as “glândulas lacrimais protejam melhor a superfície dos olhos”, diminuindo ou aumentando a produção de lágrimas, explica Rocha. Segundo o professor, de maneira geral, todo o organismo se beneficia da identificação e das respostas sinalizadoras feitas pelos olhos.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.