Observação de eclipse solar pede equipamentos especiais

Exposição direta do fenômeno pode prejudicar a visão, diz especialista. Por isso, são necessários óculos e filtros com bloqueio superior ao dos óculos escuros convencionais

 16/12/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre o impacto da observação direta de um eclipse solar na visão, fenômeno que pode causar danos na retina e prejudicar os olhos. 

Isso porque, diz o especialista, embora a retina não seja capaz de manifestar incômodo através da dor, podem surgir manchas escuras. Por isso, aos interessados em observar o eclipse solar, Rocha indica “óculos e filtros especiais que tenham bloqueio superior ao dos óculos escuros convencionais”.

Além disso, o professor também comenta qual a diferença entre a exposição solar comum e a exposição do eclipse, com alerta ao ouvinte sobre a intensidade dos raios de sol na visão, principalmente no verão. E o especialista ainda acrescenta: “Mais cuidado ainda durante os eclipses, quando equipamentos especiais são necessários”. 


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.