Observação de eclipse solar pede equipamentos especiais

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre o impacto da observação direta de um eclipse solar na visão, fenômeno que pode causar danos na retina e prejudicar os olhos. 

Isso porque, diz o especialista, embora a retina não seja capaz de manifestar incômodo através da dor, podem surgir manchas escuras. Por isso, aos interessados em observar o eclipse solar, Rocha indica “óculos e filtros especiais que tenham bloqueio superior ao dos óculos escuros convencionais”.

Além disso, o professor também comenta qual a diferença entre a exposição solar comum e a exposição do eclipse, com alerta ao ouvinte sobre a intensidade dos raios de sol na visão, principalmente no verão. E o especialista ainda acrescenta: “Mais cuidado ainda durante os eclipses, quando equipamentos especiais são necessários”. 


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.