O rock dos anos 70 tinha sonoridade distinta entre os países

Enquanto os Estados Unidos apresentavam rock conservador e parecido com o dos anos 60, Brasil e Inglaterra rompiam totalmente com o estilo anterior

Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo continua a série de programas sobre a década de 70 e, desta vez, destaca as diferenças entre as músicas lançadas no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.  

O professor inicia o programa com a música lançada em 1971, chamada Statesboro Blues, da americana The Allman Brothers Band, para ilustrar o que estava sendo feito pelas bandas de rock no começo da década. Segundo o professor, Statesboro Blues é uma música bastante tradicional e parecida com as músicas de 1960, com diferenças apenas na pegada e instrumentação da canção. 

Enquanto isso, na Inglaterra o rock apresentado pela banda The Who rompia totalmente com a sonoridade da década anterior, como pode ser percebido na canção tocada no programa, Baba O’ Riley. 

Já o rock brasileiro nos anos 70 foi marcado pela despedida do estilo iê-iê-iê e também pela divisão do estilo musical entre hard rock, rock progressivo e o rock que incorporava outras sonoridades brasileiros no gênero. O professor encerra o programa com a música Estou Dez Anos Atrasado, de Erasmo Carlos. 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: rocknausp@usp.br.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.