O que você precisa saber para ser editor?

A professora Marisa Midori fala sobre o lançamento de “Tarefas da Edição”, organizado por Ana Elisa Ribeiro e Cleber Araújo Cabral

 30/04/2021 - Publicado há 7 meses  Atualizado: 03/05/2021 as 17:58

No programa desta semana da coluna Bibliomania, a professora Marisa Midori apresenta o manual, ou livro de referência como destaca, Tarefas da Edição, organizado por Ana Elisa Ribeiro e Cleber Araújo Cabral. “Trata-se de uma publicação da LED, editora-laboratório do curso de Bacharelado em Letras-Tecnologias da Edição, do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)”, explica.

“Vale dizer, como a Com-Arte, da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da USP), as editoras-laboratório são estruturas pequenas, às vezes invisíveis ou mesmo mal compreendidas dentro da universidade, mas são fundamentais para a formação de nossos alunos. E prestam valorosos serviços à sociedade, ao iniciar escritores no mundo editorial e, também, quando fazem emergir edições esgotadas, cuja demanda não foi atendida nem pelas editoras particulares, nem pelas universitárias”, lembra Marisa, e completa: “Muitas vezes, os livros são o produto de uma disciplina do curso. Este é o caso de Tarefas da Edição, cujos verbetes foram produzidos em uma disciplina homônima, durante o estágio pós-doutoral de Cleber Araújo Cabral, em 2019”.

Segundo a professora, “o livro todo é uma beleza, desde o design projetado por Mário Vinícius até a criação dos conteúdos, o que nos permite encontrar alguns verbetes bem originais”. Marisa dá um exemplo: “E se pensarmos nos termos da “arquitetura” de um livro, como propõe a organizadora do verbete Livro, é possível reconhecer o livro eletrônico dentro da tradição dos códices, portanto, dos livros tradicionais impressos?”.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.