O que está em jogo na política turca após as eleições do último domingo?

Alberto do Amaral faz uma análise da disputa presidencial entre Erdogan e o candidato oposicionista Kilicdaroglu e traça um breve panorama do cenário político turco

 16/05/2023 - Publicado há 11 meses

Logo da Rádio USP
A Turquia realizou, no último domingo (14) eleições parlamentares e presidenciais. Disputam a eleição dois candidatos principais: Erdogan, atual presidente, no poder há cerca de 20 anos, e  Kilicdaroglu, candidato oposicionista de centro-esquerda. Segundo Alberto do Amaral, Erdogan transformou radicalmente a política turca a partir de 2002. “Desde a fundação do país, a Turquia era uma democracia parlamentar. Erdogan, ao chegar o poder, empreende uma série de reformas e transforma a democracia turca numa autocracia. Em 2017, a Turquia transforma-se de uma democracia parlamentar em uma democracia presidencial. Extinto o cargo de primeiro-ministro, Erdogan é ao mesmo tempo chefe de Estado e chefe de governo. Cuida das funções administrativas e da política externa”, diz o colunista.
Ele dá sequência à sua análise, lembrando que a política turca hoje é uma política de perseguição aos opositores, sobretudo àqueles que critiquem o governo. Amaral se dispõe a seguir discorrendo sobre o que está em jogo hoje na política turca. “O que está em jogo, em primeiro lugar, no plano interno, é a existência de uma democracia ou de uma autocracia. Continuará a Turquia sendo uma autocracia governada por um presidente que reprime a oposição e que condena os seus opositores? Será a democracia uma realidade na Turquia?”, indaga Amaral.
Já em relação à política externa, o que está em causa na Turquia “é o seu posicionamento em relação ao Ocidente ou Oriente, é saber se a Turquia continuará a manter boas relações com a Otan, com a China, com a Rússia. Erdogan é amigo de Putin, tentou mediar um acordo de paz na Ucrânia, sem êxito, mas no plano externo tenta afirmar o poder turco. Inaugurou recentemente uma usina nuclear construída com tecnologia russa e um porta-aviões. Portanto, nós temos grandes questões envolvidas nas eleições turcas, que dizem respeito tanto ao plano interno quanto ao plano externo, quanto à manutenção da democracia, quanto à estabilidade regional na Ásia, na Europa e no restante do mundo”.

Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.