“O plágio é um problema sério, enfrentado em nível internacional”

Afirma a professora Marisa Midori, que trata desse tão importante tema para a comunidade acadêmica

 03/09/2021 - Publicado há 2 meses
Por

A coluna Bibliomania desta semana da professora Marisa Midori traz o plágio como tema de debate. “O plágio é um problema sério, enfrentado, hoje, em nível internacional, pelas comunidades acadêmicas”, afirma a professora, que dá como exemplo uma pesquisa realizada pelo professor Marcelo Krokoscz, autor de Outras Palavras Sobre Autoria e Plágio. Kroboscz submeteu amostras de trabalhos científicos publicados numa base de indexação da área de ciências humanas a um detector de plágio, e o resultado, como o professor escreve, é que 65% dos trabalhos publicados continham plágio.

Cabe discutir a gradação dos níveis de gravidade do plágio? “Talvez as respostas cambiantes tenham sua raiz, hoje, nas próprias mudanças das tecnologias de informação e comunicação, as quais têm provocado, por seu turno, debates importantes sobre a noção de propriedade intelectual, direito autoral, enfim, conceitos que haviam se estabilizado a partir do século 18”, responde Marisa. Na dúvida, garante a professora, o melhor é citar as fontes.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.