“O nevoeiro e a fumaça vêm crescendo sobre nós, lançando um horizonte sinistro”

Guilherme Wisnik se vale dos incêndios que ocorreram recentemente em regiões do interior do Estado para fazer uma analogia sobre alguns aspectos do mundo contemporâneo

 Publicado: 05/09/2024 às 7:47     Atualizado: 06/09/2024 às 9:06

Logo da Rádio USP
As queimadas, do Amazônia ao Pantanal, passando por regiões do interior do Estado de São Paulo, sobretudo estas, são o tema escolhido pelo professor Guilherme Wisnik para esta edição de sua coluna. Ele liga essas queimadas, sobre as quais pesa a suspeita de serem ações criminosas, ao espírito bolsonarista “de fazer o elogio do fogo e combater com todos os instrumentos, incluindo as redes sociais das fake news, a preservação da natureza em nome dos ideais que eles defendem, inclusive muitas vezes associando essas queimadas ao MST e coisas assim”. O professor também usa o tema das queimadas para associá-las ao livro que escreveu e lançou em 2018, Dentro do Nevoeiro, no qual faz uma análise do mundo contemporâneo através da metáfora da névoa, o que inclui os incêndios.
Diz o colunista num trecho de seu comentário: “Depois que eu lancei o livro, veio o incêndio da Notre Dame, em Paris, veio o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e depois o dia da grande queimada em 2019, na Amazônia, e agora esses fenômenos pelo Brasil, seja por alteração atmosférica do Antropoceno, fenômenos de grandes secas, como o El Niño, inversões térmicas, seja pelo incêndio criminoso. E aí, o ponto é que, diferentemente da época da Guerra Fria, onde dois blocos ideológicos lutavam um contra o outro, capitalismo e o socialismo divididos por um muro, no mundo contemporâneo – e essa é a minha tese no livro – é de que o ataque pode vir a qualquer momento, de qualquer lugar não mapeado, que não se sabe muito bem de onde, então tanto o terrorismo, o terrorismo cujas ações são fractais, quanto a revolta da natureza, os tsunamis, os tornados e também as queimadas, sejam fenômenos naturais do Antropoceno, sejam criminosos, o que se ligaria ao terrorismo. O nevoeiro e a fumaça vêm crescendo sobre nós, lançando um horizonte sinistro”.

Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.