Existem diferentes formas de geração de energia elétrica, entre elas se destacam a hidrelétrica, a eólica e a solar. Mas você já imaginou um futuro no qual o hidrogênio, presente na fórmula da água — o H, de H2O — seja a principal fonte?
O professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo Fernando de Lima Caneppele explica que o hidrogênio verde é uma forma de energia limpa e sustentável, obtido pela separação dos átomos de hidrogênio da água por um processo chamado de eletrólise.
O “verde” do nome advém do fato de que todo hidrogênio produzido por meio de fontes renováveis, como a energia solar ou a eólica, não emite gases poluentes. “O hidrogênio verde representa uma alternativa promissora para reduzir a nossa dependência de combustíveis fósseis e minimizar o impacto ambiental”, afirma o especialista.
Perspectivas para o futuro
Por conta de sua sustentabilidade e o potencial na contribuição para a descarbonização da economia, essa forma de geração de energia é vista como o “combustível do futuro”, isto é, as perspectivas são otimistas. Além disso, possui uma maior facilidade para o armazenamento e transporte e maior eficiência energética do que combustíveis tradicionais como a gasolina.
Segundo Caneppele, Austrália, China e Holanda são alguns dos países que já estão investindo na produção dessa energia sustentável e, referente ao Brasil, há expectativas de crescimento, em especial por conta de um projeto em desenvolvimento no Ceará. “A nível global, espera-se que o hidrogênio verde desempenhe um papel crucial no mix energético até 2050, podendo representar cerca de 6% do consumo final de energia. Isso marca um passo importante em direção a um futuro energético mais limpo e sustentável”, finaliza.
*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo
Produção: Cinderela Caldeira, Alessandra Ueno, Julia Galvão, Guilherme Castro Sousa
Apresentação e Coprodução: Ferraz Jr.
O Boletim Energia Sustentável vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, às terças-feiras
Edição: Rádio USP
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br ou nos principais agregadores de podcast como Spotify, iTunes e Deezer.
.