O consumo de álcool na adolescência compromete o cérebro

João Paulo Lotufo avalia que o consumo de álcool, mesmo que de forma moderada, atinge o desenvolvimento do cérebro, provocando lesões

 08/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

A reflexão que se faz nesta semana é sobre a forma como os pais criam seus filhos, a forma permissiva de nunca dizer não a coisas que sabem que são erradas.

Um adolescente de apenas 15 anos dirigia dentro do condomínio com o aval da mãe e uma avó. Ao serem questionadas sobre a imprudência do rapaz, a resposta que ouvi foi “ele foi só até a academia”. O detalhe é que a academia fica fora do condomínio.

Recente pesquisa mostra que o consumo de álcool, mesmo que de forma moderada – um copo por semana -, pode trazer consequências graves ao longo da vida justamente por ser um momento em que o cérebro está em desenvolvimento. Também foi avaliado o processo de envelhecimento, que pode aumentar conforme cresce a ingestão de álcool.

A análise que se faz sobre o caso do rapaz de 15 anos é a mesma para aquele adolescente que toma bebida alcoólica no almoço de domingo ou nas festas familiares com o aval de pai ou mãe. “O álcool, mesmo em doses pequenas, pode produzir lesões cerebrais bastante importantes”, conclui Lotufo.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.