O bom senso deve prevalecer nas relações entre Brasil e Argentina

Para Barbosa, o relacionamento entre ambas as nações não se deve deixar contaminar por diferenças ideológicas

Nesta semana, em sua coluna, o embaixador Rubens Barbosa foca seu comentário nas relações entre Brasil e Argentina. Ao longo da história, lembra ele, os dois países tiveram muitos desencontros e crises, como na época da construção da usina de Itaipu, por exemplo, ou no episódio da guerra das Malvinas, quando a posição brasileira no conflito entre Argentina e Inglaterra desagradou o primeiro. Em meio a essas desavenças do passado, Alberto Fernández assume hoje (10) a Presidência da Argentina e, durante a campanha, sua equipe questionou a política econômica do governo brasileiro, assim como o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

É preciso realismo para enfrentar essas situações, adverte o colunista. “O determinismo geográfico da vizinhança entre o Brasil e a Argentina exige que o pragmatismo prevaleça”, pois são grandes os interesses econômicos entre as duas nações. Barbosa espera que a diplomacia parlamentar entre elas – que já teve início – ajude no encaminhamento de soluções pragmáticas e objetivas. Ele ressalta que a ação diplomática sempre prevaleceu entre os dois países. E considera que as diferenças ideológicas não podem contaminar o relacionamento civilizado entre ambos. “O  bom senso deve prevalecer.”


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, vai ao ar toda terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.