O avanço nada indiscreto da extrema-direita

Extrema-direita é xenófoba, contrária a tudo aquilo que vem de fora, é favorável a uma cultura nacional genuína que não tenha contaminações, contrária à ciência e a qualquer forma de pensamento livre, diz Alberto do Amaral

 04/10/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

“Em todo o mundo há um avanço da extrema-direita. Na Europa, principalmente, nós podemos perceber, há pouco mais de uma semana, a eleição parlamentar vencida por uma coligação de partidos de extrema-direita, e uma admiradora de Mussolini, Giorgia Meloni,  poderá tornar-se a primeira-ministra italiana, relembrando os horrores da Segunda Guerra Mundial, a volta ao passado e as mortes ocasionadas por aquele grande conflito”, diz o professor Alberto do Amaral.

Ele prossegue: “Mas não é apenas no continente europeu que a extrema-direita se manifesta, nós podemos perceber esse fato em outros continentes na América Latina e especialmente no Brasil. A nova direita é insinuante, é perigosa, porque ela atenta contra os valores fundamentais da democracia liberal, aliás, um dos grandes amigos inspiradores do presidente brasileiro, Victor Urban, da Hungria, disse uma vez que ‘as democracias têm que ser iliberais’, ou seja, que as democracias não devem reconhecer as liberdades básicas, as liberdades de reunião, de assembleia, as liberdades religiosas, a liberdade de expressão no seu mais pleno sentido”.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.