No Rio de Janeiro, João Paulo Lotufo prossegue sua cruzada contra o tabagismo

João Paulo Lotufo participou da reunião da ONG Associação de Controle do Tabagismo e Promoção de Saúde e diz que a luta contra o tabaco não é uma luta isolada e envolve a participação dos mais variados setores do governo

 27/03/2023 - Publicado há 1 ano

 

Logo da Rádio USP

João Paulo Lotufo narra esta semana a experiência que teve ao participar, no Rio de Janeiro, de uma reunião dos Parceiros de Controle do Tabaco, organizada pela ACT (Associação de Controle do Tabagismo e Promoção de Saúde), uma ONG que trabalhou com a questão da legislação sobre ambiente fechado, livre do tabaco. Lotufo representou a Sociedade Brasileira de Pediatria, entre outras entidades das quais participa. Ele gostou particularmente da fala do cientista político João Ricardo Viegas, quando alerta que o problema do cigarro não está só relacionado ao Ministério da Saúde, mas a vários outros ministérios. Como exemplo, cita o Ministério da Agricultura, pois os plantadores de tabaco deparam-se com o desafio de parar de plantar o tabaco para evitar doenças relacionadas aos agrotóxicos. A ideia então é que se inicie um programa para que se possam plantar alimentos.

A Polícia Federal e o Ministério da Justiça também estão envolvidos nessa história do tabaco, porque têm de diminuir o contrabando do tabaco vindo do Paraguai. Da mesma forma, o setor de ecologia, “porque o tabaco polui, o tabaco desmata”. Para Lotufo, todos os gestores, e principalmente o gestor político, “têm que ajudar os parceiros de controle do tabaco para diminuir o malefício que o tabaco traz para o nosso planeta”. O colunista aproveita a deixa para falar ainda sobre os prejuízos causados aos jovens pelo cigarro eletrônico, um hábito que acaba levando à dependência de nicotina. “Precisamos vencer essa luta contra o tabaco, que é a primeira causa de morte evitável no mundo. Não caia nessa ilusão de que o cigarro eletrônico faz menos mal do que o cigarro comum, essa é a conversa da indústria, mas não é a conversa da saúde”, frisa João Paulo Lotufo.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.