No caso dos smartphones, tamanho é documento?

Hoje em dia, as telas desses aparelhos estão cada vez maiores, o que pode ser explicado pelo fato de as pessoas usarem games ou vídeos, mas será que essa tendência tem futuro?, pergunta Luli Radfahrer

 11/11/2022 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Os smartphones estão cada vez maiores, é muito difícil, segundo o professor Luli Radfahrer, achar um aparelho do tipo que seja potente e pequeno. O iPhone original, lembra ele, tinha apenas três polegadas e meio de tela, ou 9 centímetros, bastante pequeno, apesar de, na época, ser considerado um “tijolão”. Hoje em dia, os aparelhos têm 17 centímetros na diagonal, e isso tem uma explicação: “Cada vez mais, as pessoas estão usando games, estão usando vídeos e estão tirando fotos; então, para usar isso, uma tela maior é melhor”.

A revolução do smartphone surgiu em 2004, quando a Apple lançou no mercado o iPhone; ocorre, porém, que se trata de uma tecnologia ainda em definição de formato. “É possível que, daqui a algum tempo, os relógios comecem a ficar melhores e o indivíduo vai ter um tablet para algumas coisas, um relógio para as outras e, se bobear, o smartphone pode até sumir. É tudo ainda muito maleável, apesar de ter quase 20 anos de história”, conclui Radfahrer.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.