Do alto de sua impunidade, ditador da Bielorrússia pratica terrorismo de Estado contra opositores

Marília Fiorillo aponta abusos de poder e de influência do ditador da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, como prisões arbitrárias de opositores, com ameaças de pena de morte e desrespeito às normas internacionais de bem-estar

 28/05/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Nesta coluna Conflito e Diálogo, a professora Marília Fiorillo comenta a estranha diplomacia do ditador da Bielorrússia, Aleksandr Grigorievitch Lukashenko. No poder há 27 anos, Lukashenko foi acusado de fraudar as eleições em agosto do ano passado e provocou um dos maiores protestos em massa já vistos no país, com adesão até das centrais sindicais que são controladas pelo Estado.

Entre outros abusos de poder e de influência, como recomendar vodca e sauna para curar a covid-19, “Lukashenko sequestrou um voo para prender dois passageiros: um jovem jornalista de oposição e sua namorada, ambos presos e podendo ser condenados à morte”, como conta a professora Marília Fiorillo. A prisão foi motivada devido a um canal de oposição no YouTube, com mais de 1 milhão de seguidores em um país de 9 milhões, e no Telegram, com central exilada hoje na Polônia. “É uma minguada equipe de meia dúzia de jovens vigiados pela polícia”, afirma a professora.

Autoridades da União Europeia fecharam o espaço aéreo da Bielorrússia, mas o país, que é uma espécie de protetorado da Rússia, como Mianmar é da China, mostrou-se indiferente às sanções econômicas e pressões europeias. “Pior, Lukashenko, do alto de sua impunidade, respondeu com mais ameaças e prometeu, na quarta-feira passada (26), que vai liberar o controle de suas fronteiras para facilitar a migração e estimular o tráfico de drogas. É isso mesmo. Facilitar o tráfico de drogas é a sua diplomacia”, reafirmando o que a professora considera ser um terrorismo de Estado.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.