Nível de aprendizagem dos estudantes brasileiros continua baixo

Segundo o Pisa 2018, brasileiros ficam atrás de outros países da América Latina

Nesta edição da coluna Reflexão Econômica, o professor Luciano Nakabashi fala dos níveis de aprendizagem dos estudantes brasileiros em 2018, divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

A avaliação internacional aponta que o nível de aprendizagem dos alunos brasileiros ainda é muito baixo e fica atrás de países da própria América Latina. 

As melhores notas garantidas pelo Brasil foram em leitura, atingindo a 57ª posição entre 77 países. Já as piores notas ficaram por conta da matemática, no 70º lugar entre 78 países.

O professor ressalta a necessidade de melhorar a qualidade de ensino e, por consequência, os níveis de aprendizagem dos estudantes brasileiros. Para ele, além de importante, investir em educação reflete diretamente na produtividade do País. 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar toda quarta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.