Neuroinflamação é apontada como causa da disfunção cognitiva pós-covid 19

Os déficits de atenção, da memória e do funcionamento da linguagem estão entre as queixas frequentes daqueles que foram infectados pela covid-19, mesmo com sintomas leves da doença

 22/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Logo da Rádio USP

Na edição desta semana da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre as frequentes queixas de disfunção cognitiva, déficit de atenção, de memória e do funcionamento da linguagem, chamadas de síndrome pós-covid, que aparecem após infecção pelo sars-cov-2, mesmo nos casos de sintomas leves.

Um recente estudo, publicado por pesquisadores nos Estado Unidos, trouxe alguns esclarecimentos sobre o que ocorre no cérebro desses pacientes, conta o professor. Após testes em modelos animais de camundongos infectados pelo sars-cov-2, que desenvolveram apenas sintomas leves da covid, as análises indicaram “neuroinflamação e elevados níveis de quimiocinas no líquido cefalorraquidiano desses animais”, afirma Pontes Neto.

Essas alterações levaram à ativação das células que dão suporte para o cérebro, as células da microglia (tipo de célula do sistema nervoso central que, entre outros papeis, tem função similar à dos glóbulos brancos na corrente sanguínea), “ocasionando alterações na estrutura do hipocampo, que é uma estrutura cerebral diretamente relacionada com o armazenamento de informações de novas memórias”, informa o professor.

Os resultados da pesquisa corroboram a teoria de que existe certo grau de neuroinflamação em pacientes infectados, ainda que em quadros de sintomas leves, justificando algumas queixas da chamada síndrome pós-covid, diz Pontes Neto.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.