Neil Peart, o baterista da banda Rush que se transformou em lenda

Integrante da banda Rush, Peart fez história no mundo do rock

Rush foi uma banda canadense de rock formada em agosto de 1968 na cidade de Toronto, Ontário e que por problemas pessoais e de saúde de Neil Peart contribuíram de forma decisiva para o fim da banda em 2018 – Foto: Jonasz via Wikimedia Copmmons / Domínio público

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo fala pela primeira vez sobre a banda Rush e homenageia o baterista Neil Peart, que faleceu no começo deste ano.

A banda Rush teve sua primeira formação em 1968 com Geddy Lee nos vocais, teclado e baixo, Alex Lifeson na guitarra e John Rutsey na bateria. O conjunto teve um início bastante discreto e lançou seu primeiro álbum em 1974.

O professor conta que poucos dias antes da primeira turnê se iniciar,  houve uma troca de bateristas e Neil Peart integrou o grupo que se manteve como um trio até o fim de suas atividade em 2015.

Com a participação especial do produtor do programa e também baterista, Gabriel Soares, o professor ressalta a importância de Peart para o rock, lembrado como um dos bateristas mais lendários de todos os tempos. 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.