Negacionismo ao sedentarismo leva a problemas de saúde pública

Em 2018, a inatividade física levou o Brasil a ter 57% das mortes por doenças crônicas não transmissíveis

 29/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 05/04/2021 as 10:57
Por

 

Logo da Rádio USP

Na coluna de hoje (29), o professor José Carlos Farah chama a atenção para um termo bastante difundido nestes tempos de pandemia, o negacionismo. A expressão é definida como a escolha de negar uma situação de forma a escapar de uma realidade desconfortável. A recusa pode estar ligada à religião e/ou a ideologias políticas, dentre outros fatores. A exemplo do que vem ocorrendo na pandemia, o negacionismo também contribui para que muitas pessoas deixem de compreender que o sedentarismo traz muitos problemas de saúde publica. A inatividade física  está associada a diversas doenças crônicas não transmissíveis, que em 2018 foram responsáveis por 57% de mortes no Brasil. Vamos ouvir o professor Farah falando sobre o assunto.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.

Fontes

Site da Organização Pan-americana de Saúde

Plano de ações do Ministério da Saúde

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.