Não existe uma única forma de democracia

Renato Janine analisa dados de um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, segundo os quais em 116 cidades existe um único candidato a prefeito nas próximas eleições

 07/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Renato Janine, nesta edição de sua coluna, comenta dados relativos a um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios, os quais mostram que em 116 deles existe um único candidato a prefeito nas próximas eleições. Ele se diz não impressionado com isso, mas sim com o fato de que não se pode julgar o sistema democrático vigente no País “em que tudo é construído para produzir um tipo de conflito” como o único existente no mundo. “Porém, nada impediria que uma cidade fizesse escolhas e acabasse chegando a um só nome”, como acontece em alguns lugares do mundo, em contextos específicos, o que, para o colunista, pode ser até mais interessante, porque aí se tem a definição de programas, “não seria só fulano contra beltrano, como infelizmente ocorre aqui, não seria a baixaria que são nossos debates políticos, absolutamente lastimáveis, nos quais o que se vai fazer mal se tem tempo de dizer, mal se quer dizer. Então, não é a única forma possível de democracia essa em que se têm dois ou mais candidatos”.

Isto posto, deve-se observar que, em 2016, houve candidatos únicos em 97 municípios, número que passou para 116 de lá para cá. Janine analisa esse pequeno aumento atribuindo-o a uma possível ausência de concorrentes, “mas acho que temos de deixar claro que nós não temos o único modelo de democracia que existe no mundo, há outros modelos”.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.