Músicos apresentam a diversidade da viola instrumental nordestina

Evento on-line reuniu violeiros da Bahia, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e do Rio Grande do Norte falando sobre as perspectivas para o futuro da viola nordestina

 26/11/2020 - Publicado há 3 anos

O programa Revoredo desta semana traz as obras apresentadas na primeira Mostra de Violas Instrumentais Nordestinas, que aconteceu de 10 a 15 de novembro deste ano.  O evento on-line reuniu 15 violeiros para falar sobre suas trajetórias e as perspectivas para o futuro da viola nordestina instrumental. 

Organizado pelo professor Rainer Miranda Brito, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o evento contou com músicos da Bahia, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e do Rio Grande do Norte, que participam do movimento cultural de violeiros do Nordeste. O evento apresentou a diversidade da viola nordestina e buscou fortalecer a diversidade e relevância do instrumento no cenário nacional. 

A primeira edição do encontro de violeiros contou com a participação dos músicos e compositores Adelino Arcoverde, Cássio Nobre, Cristiano Oliveira, Fernandinho Regis, Gabriel Bedeza, Julio Caldas, Hugo Linns, Igor Sá, Keyller Almeida, Laís de Assis, Marcelo Othon, Paulo Matricó, Rainer Miranda, organizador do evento, Rodolfo Lopes e Rodrigo Veras. No programa tem as músicas: Caxiri; Pedra do Ingá; Ana Luz; Flor Selvagem; Alvorada; O desafio do pássaro; Canto dobrado e Chuva chegou.

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.