Musicalidade de violeiros carioca e pernambucano tem inspiração no rock e no tango

Um nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em Brasília, onde se inspirou na diversidade da cultura brasileira e no rock; o outro é de Pernambuco e reúne influências que vão do choro ao tango

 18/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 25/06/2020 as 17:52
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta as obras Planalto Central, do músico carioca Marcos Mesquita, e Regional Chora Viola, do violeiro e compositor Cacai Nunes, com a participação de Dudu Sete Cordas no violão, Leo Benon no cavaquinho, George Lacerda no pandeiro e Mestrinho na sanfona.

Ainda criança Mesquita se mudou para Brasília, cidade onde recebeu a influência da diversidade da cultura brasileira. Na capital do Brasil, formou-se em música pela Universidade de Brasília (UnB). No repertório traz influências da música caipira ao rock progressivo, com inspiração em músicos como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Pink Floyd, Beatles e Crosby.

Nunes nasceu em Pernambuco e recebeu influência do pai, também músico, que tocava a Odeon, de Ernesto Narazeth, no piano. Estudou e trabalhou com o violeiro Roberto Corrêa e reúne em seus trabalhos choro, samba, baião e tango. Além de composições autorais, em Regional Chora Viola traz releitura para obras de Dominguinhos, Ernesto Nazareth, Zé Toledo, Paulinho da Viola, Léo Benon, Canhoto da Paraíba, Carlos Poyares, Carreirinho e Jonas Silva.  

No repertório do programa tem as músicas: Abertura; Casamento na Roça; Ivone; Lá em Casa; Sonho de Violeiro; Arpejos; Trans; Sol, Mar e Alegria; Araponga Espiritada, de Marcos Mesquita, e Casa do Chapéu e Lobo Guarânia, Ai amor; Floraux; Chorinho pro Miudinho e Cuidado Violão, de Cacai Nunes.

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.