Movimento Quilombo Saracura se mobiliza nas obras de escavação da Linha 6 do Metrô em São Paulo

Colunista explica a importância de reconhecer a negritude do bairro do Bixiga com a criação de um memorial em homenagem ao quilombo descoberto nas escavações

 21/07/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

O Bixiga está reescrevendo sua história que até então era só lembrada pela imigração italiana. Durante as escavações da Linha 6-Laranja do Metrô, especificamente na estação 14 Bis, foram descobertos vestígios arqueológicos de louças, moedas e madeiras entalhadas por uma empresa responsável pelo programa de preservação e monitoramento dos patrimônios tombados.

A região do Bixiga abrigou um dos mais antigos quilombos de São Paulo: o Saracura, localizado em região brejeira, o quilombo se formou no final do século 19, às margens do rio que deu nome ao quilombo (Saracura). Com isso surgiu um movimento negro que pede o reconhecimento da negritude do bairro e propõe uma agenda cultural e de política urbana. O movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai tem três eixos de atuação: a localização dos achados para estabelecer e poder contar a história do local, a nomeação da estação com o nome de Saracura-Vai-Vai e a criação de um memorial que conte a história e a memória negra no bairro.

“É importante que essa população esteja incluída nas obras do Metrô após a sua finalização”, avalia Raquel Rolnik.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.