Moradia de aluguel na América Latina é discutida em seminário

Segundo Raquel Rolnik, a iniciativa de realizar o evento veio da constatação de que esse é um tema pouquíssimo abordado, como se não existisse

 17/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

O Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade), coordenado pela professora Raquel Rolnik, está realizando um seminário internacional sobre a moradia de aluguel na América Latina. Apesar de aparentar ser um tema comum, é muito pouco abordado em pesquisas na universidade ou em políticas públicas. Neste período de pandemia, nota-se um aumento no valor do aluguel, assim como cresceram as execuções por despejo justamente pela falta de pagamento.

A ONU-Habitat se manifestou, pedindo uma posição do governo brasileiro para que seja tomada uma medida imediata de suspensão dos despejos e remoções. Vale destacar que já existe um projeto de lei (PL 1975/2020) nesse sentido, aguardando a tramitação no Congresso, fato que não ocorre, e os maiores prejudicados são os mais vulneráveis. O seminário prossegue na próxima semana entre os dias 21 e 23 de setembro, nas plataformas Zoom e YouTube.

As informações sobre o Seminário Internacional Moradia de Aluguel na América Latina: Estado, finanças e mercados populares está disponível no site http://www.labcidade.fau.usp.br/seminarioaluguel/


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.