Momento é de salvar vidas, diz Alberto do Amaral

Em sua coluna, o professor Alberto do Amaral diz que não se deve colocar o falso dilema entre salvar vidas e proteger a economia

Na coluna desta semana, o professor Alberto do Amaral fala sobre os efeitos do coronavírus no mundo. Ele enfatiza que esse é um problema global, e não nacional. “O que nós percebemos é que houve, inicialmente, uma grande descoordenação no combate ao coronavírus. Os países tomaram atitudes individuais, procuraram atender aos seus próprios interesses e às suas expectativas, e não levaram em conta a colaboração e a cooperação internacional, bem como o papel desempenhado pelas organizações intergovernamentais e transgovernamentais para a resolução desse problema”, diz ele.

O G20 chegou à conclusão de que o multilateralismo pode ser uma maneira de encontrar uma solução para a atual crise representada pelo coronavírus. Também não se pode, segundo Amaral, abrir um falso dilema entre salvar vidas e proteger a economia, pois o momento é de salvar dias. É importante ainda ter em conta que a ciência é um importante instrumento para a tomada de decisões políticas.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Um Olhar sobre o Mundo.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar toda terça-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.