Mitologia #102: O Novo Mundo e os deuses africanos

As condições de vida do povo africano transportado para o estrangeiro era tão difícil que somente a cultura e as suas crenças poderiam dar tanta resistência

 03/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 09/03/2022 as 15:06
Por

Aproximadamente 12 milhões de africanos foram tirados de suas terras entre os séculos XVI e XIX. Inúmeros componentes das tribos Fon, Iorubá e Jeje, da costa oeste da África, também conhecida como a Costa dos Escravos, foram transportados para as Américas e para o Caribe. Na experiência da escravidão em outras terras, mitos e rituais africanos plasmaram novas religiões. O Candomblé no Brasil, a Santeria de Cuba,  o Obeah na Jamaica, O Vodu na América do Norte e no Haiti.

Ficha técnica

Produção e apresentação: Verônica Lopes
Autor e apresentação: José Carlos Sibila
Edição e sonorização: Beto Alves


Mitologia - Histórias Sagradas
O programa Mitologia, com apresentação de José Carlos Sibila e Verônica Lopes no site do jornal.usp.br 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.