Mitologia #030: Os mitos e as cidades-Estado

Na ótica da mitologia, as cidades-Estado surgiam nos lugares por onde os gregos passavam em suas aventuras expansionistas e nelas construíam templos em homenagem aos seus deuses

 30/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 26/01/2022 as 13:08
Por

No período clássico havia várias cidades-Estado, com vida e administração independentes. Algumas tinham maior poder e conquistavam cidades vizinhas, fundando colônias nas ilhas que estivessem mais próximas, na costa da Ásia Menor (atual Turquia) e no sul da Itália, como conhecemos hoje. Nas suas localizações de origem e nos locais conquistados, as cidades-Estado Gregos se preocupavam sobre tudo em deixar marcas da sua exuberante cultura.

Ficha técnica

Produção e apresentação: Verônica Lopes
Autor e apresentação: José Carlos Sibila
Edição e sonorização: Beto Alves


Mitologia - Histórias Sagradas
O programa Mitologia, com apresentação de José Carlos Sibila e Verônica Lopes no site do jornal.usp.br 

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.