Mestre e discípulo tocam juntos viola caipira

Direto do sertão de Urucuia, Minas Gerais, o mestre Seu Manelim e seu discípulo Paulo Freire

 29/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 02/08/2021 as 13:16
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho de mestre e discípulo violeiro. O mestre é Manoel Neto de Oliveira, conhecido como Seu Manelim, e o discípulo, Paulo Freire. 

Freire aprendeu a tocar viola no sertão do Urucuia, em Minas Gerais. Durante os anos que morou na região de Porto de Manga, conheceu Seu Manelim e o adotou por mestre, convivendo com Seu Manelim e família por algumas temporadas, hospedado na casa do mestre. Durante o dia, Freire trabalhava na roça e à noite, aprendia com Seu Manelim os segredos da viola. 

Seu Manelim nasceu e foi criado na Fazenda Santa Cruz, em Porto de Manga, onde ainda criança foi entregue à patroa de seus pais que era violeira e, com ela, aprendeu a tocar o instrumento.

No programa, são executadas as músicas: Inhuma broca; Mosquitão; Brincando com a viola; Seca; A corrida do sapo e do veado; Dona Júdica; Lembrando a Ludovina; Menino peão; Folia do Urucuia; Inhuma da Taboca; Chiante; Toque do Conselheiro; Fumacinha da manga; Recordações; Rio abaixo; Jaca; Suíte da Lagartixa (Com Fome, Dando o bote e Comendo);  Enfusado sem rumo; Seu Téo e Lunduz do Urucuia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.