Mercado de aluguel de imóveis em São Paulo está sob tensão

Raquel Rolnik analisa a atual situação do mercado de aluguel em São Paulo, no momento dominado por uma tendência: os microapartamentos

 04/05/2023 - Publicado há 12 meses

Logo da Rádio USP
Após anos de muitas discussões, a Espanha acabou de aprovar uma nova lei sobre moradia, a qual apresenta novidades como a possibilidade da regulação de aluguel nas chamadas zonas tensionadas, locais onde as pessoas têm gasto, em média, mais do que 30% do seu salário para pagar o aluguel. A Espanha vem enfrentando há muito tempo uma crise de moradia, que teve início com o estouro da bolha imobiliária, que ocorreu justamente depois de um “boom imobiliário que o país conheceu no início dos anos 2000. Em consequência, milhares de pessoas ficaram sem casa, o que tensionou o mercado de aluguel, algo muito parecido, segundo Raquel Rolnik, ao que está acontecendo atualmente no Brasil, especialmente em São Paulo, que viveu um “boom” imobiliário a partir de 2014.
“Foi muito parecido com o que aconteceu na Espanha, um crescimento de um segmento econômico que não acessava a casa própria, que começa a acessar; entretanto, se a gente for observar esse segmento econômico, a gente vai perceber que uma parte muito significativa dele, mais de um terço dele, são os chamados apartamentos compactos, aqueles apartamentos que têm, no máximo, 35 m². Eles estão localizados mais na região central e nos eixos mais consolidados: centro, sudoeste, na cidade de São Paulo. São os microapartamentos, mas chama atenção esse setor, porque esse setor nos parece que explode com uma perspectiva de ativos para investimento, para serem colocados no mercado de aluguel, inclusive de aluguel de curta permanência na cidade de São Paulo, coisa que tem aumentado, tem crescido e tem impactado muito negativamente no mercado de aluguel, na medida em que está explodindo o preço por metro quadrado de área construída que seguiu a esse “boom” imobiliário de muita construção na cidade”, diz a colunista, antes de concluir: “Isso significa que eventualmente nós vamos viver aqui, cada vez mais, uma tensão grande em função de aumento de despesas com aluguel, aumenta o potencial de despejos por essa razão e, portanto, pressões por aqui também por regulação de aluguéis no futuro”.

Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.