Médico e estudioso da matemática deixa legado à ciência do esporte

Apaixonado por esportes e matemática, o médico Euclydes Custódio de Lima Filho obteve as equações necessárias para alavancar a biomecânica e a ciência do esporte no Brasil, diz Santiago

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre algumas das contribuições do professor Euclydes Custódio de Lima Filho para a ciência do esporte.

Conta o professor Santiago que o professor Lima Filho se formou e foi docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, onde pôde trabalhar a matemática aplicada e estatística, atuando no Departamento de Medicina Social. Depois da USP, passou por faculdades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro-RJ e São Carlos-SP. Por fim, encerrou sua carreira no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), auxiliando na criação da Faculdade de Educação Física e criando o Laboratório de Instrumentação para Biomecânica daquela faculdade.

Segundo Santiago, mesmo tendo se formado em Medicina e, como apaixonado pela matemática, deixado legado científico significativo pelas aplicações matemáticas na área médica, Lima Filho também fez contribuições à ciência do esporte, sendo reconhecido como um dos precursores do uso de tecnologia na ciência do esporte.

Além da Faculdade de Educação Física da Unicamp e seu Laboratório de Instrumentação para Biomecânica, é creditada a Lima Filho a criação da Sociedade Brasileira de Biomecânica. Um pouco do resultado da vida do cientista apaixonado pelo esporte e pela matemática pode ser conferido nos livros Modelos Matemáticos em Ciências Não-Exatas: Um Volume em Homenagem a  Euclides Custódio de Lima Filho e Modelos Matemáticos em Ciências Não-Exatas: Volume 2.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte. A reportagem citada pelo professor pode ser lida aqui.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.