Medicamento para ataque cardíaco mostra-se eficiente para tratar AVC

Professor Octávio Pontes Neto fala sobre a Tenecteplase, hoje utilizado para infarto agudo do miocárdio, como alternativa para tratar AVC

 09/02/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 28/09/2020 as 13:24

Nesta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre um novo medicamento para tratar o AVC, a Tenecteplase, já utilizado para tratar infarto agudo do miocárdio. O professor Pontes Neto explica que em 80% dos casos de AVC ocorrem pelo entupimento de uma artéria que leva o sangue até o cérebro. “O tratamento é basicamente tentar desentupir esta artéria, recanalizar, ou com trombolíticos que dissolvem coágulos ou por meio de cateterismo”.

Pontes Neto diz que no começo deste mês na Conferência Internacional sobre Acidente Vascular Encefálico, em Los Angeles, Estados Unidos, foi apresentado estudo com uma nova alternativa de tratamento, agora com a  Tenecteplase. “O estudo mostrou que com esse medicamento as chances do paciente ter uma recanalização completa praticamente dobrou, indo de 10 para 22%”.

Esse foi o primeiro estudo que mostrou resultado superior da Tenecteplase em relação a Alteplase, único medicamento até então disponível. Mas o professor enfatiza que esse estudo foi restrito a pacientes com oclusão de grandes artérias, isso é 20 ou 30% dos casos com AVC isquêmico. “O custo deste produto é maior do que o que é utilizado hoje, além disso não está disponível para reembolso pelo sistema único de saúde no país para tratar AVC”.   Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Octávio Pontes Neto.

Por: Thainan Honorato

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.